ÒLEOS VEGETAIS:
Vários óleos vegetais podem ser usados como carreadores dos óleos essenciais, pois estes são extremamente concentrados para serem usados puros. A estrutura molecular dos óleos vegetais permite que os óleos essenciais sejam absorvidos pela pele, fortalecendo a hidratação e a emoliência da epiderme. A qualidade de óleos vegetais é tão importante quanto à dos óleos essenciais.
Óleo de girassol (Helianthus annuuss)
É um óleo cicatrizante. Seus ácidos graxos poliinsaturados têm ação semi-secativa, nutritiva e revitalizante. Usado com óleo essencial de lavanda, regenera a pele rapidíssimo nos casos de esfoliação, assadura e queimadura. Acrescido de lavanda e tea tree, é utilizado nas escarras e em feridas infeccionadas.
Óleo de germe de trigo (Triticum vulgare)
Rico em vitamina E, responsável por evitar a perda de vitamina A no organismo, retardando o envelhecimento da pele e devolvendo a vitalidade e a elasticidade à pele. Suas propriedades antioxidantes o tornam útil para prevenir o ranço dos demais óleos, bastando acrescentar 10% deste em qualquer mistura de óleos vegetais e óleos essenciais. É um conservante natural das misturas.
Óleo de jojoba (Simmondsia chinensis)
Na realidade a jojoba não é um óleo, mas uma cera líquida que não fica rançosa. Sua composição química é de grande compatibilidade com a pele humana, devolvendo a oleosidade natural da pele. Pode ser usada em qualquer tipo de pele. É eficiente no tratamento da caspa, eliminando o acúmulo de agentes no couro cabeludo, deixando-o livre para o crescimento de novos fios.
Óleo de rosa mosqueta (Rosa rubiginosa)
Reduz cicatrizes, quando usado em massagens faciais diárias, reduz linhas de expressão, abranda cicatrizes, permite mais mobilidade do tecido, retarda o envelhecimento prematuro.
Óleo de semente de uva (Vitis vinifera)
É um óleo muito usado em massagens, pois é muito fluido, leve e sem odor. É tonificante, regenera e revitaliza a pele. É de grande utilidade na prevenção de estrias devido a sua alta concentração de alfa-tocoferol (vitamina E).
OUTROS TIPOS DE CARREADORES:
Sabonete ou xampu neutro – Deve ser elaborado como agentes de limpeza, de preferência com propriedades hidratante e umectante. O xampu é indicado para higienização dos cabelos, corpo ou rosto, agindo na remoção de resíduos glandulares, sujidades e poluição.Sua fórmula suave permite a associação com o óleo essencial e potencializar seu efeito.
Máscara hidratante capilar – Uma máscara aromática pode ser formulada com ativos de base vegetal tais como: manteiga de karité, óleo de amêndoas doces, abacate, jojoba etc. Feita para atuar em cabelos sem vida, desidratados, proporcionando ótimo efeito condicionador, além de prevenir a formação de pontas bipartidas.
Gel neutro com Aloe Vera – Um gel sem corante nem perfume, formulado com Aloe Vera que contribui com seu efeito hidratante e regenerador, intensificando o efeito dos óleos essenciais. A forma gel tem a vantagem de ser adequado a todo o tipo de pele, inclusive peles com acne ou utilizados onde não seja possível o uso de cremes ou óleos.
Creme neutro – Sua formulação é livre de corantes e fragrâncias. Serve como veículo para óleos essenciais, portanto, não contém óleo mineral. Sua base oleosa deve ser de óleos vegetais, tais como semente de uva e de girassol.
OBS: É PERMITIDA A REPRODUÇÃO DESTE MATERAIL, DESDE QUE CITADA A FONTE. GRATA.
OBS: É PERMITIDA A REPRODUÇÃO DESTE MATERAIL, DESDE QUE CITADA A FONTE. GRATA.
Nenhum comentário:
Postar um comentário