domingo, 5 de dezembro de 2010

A arte da aromaterapia

Nos últimos anos a arte da aromaterapia tem atraído cada vez mais a atenção da mídia. Essa “arte” está entrando na moda, na entrada do milênio.  Mas, a aromaterapia não é simplesmente uma nova tendência, uma nova terapia, como pode garantir qualquer pessoa envolvida em sua prática.

Na Europa, há mais de 70 anos, a aromaterapia é praticada por médicos, enfermeiros e outros profissionais da área de saúde. É ensinada a estudantes de medicina na França, e usada por enfermeiros em hospitais ingleses.  Esses dois países em especial têm investido amplamente na sua pesquisa médica.

            Ao ouvir falar pela primeira vez em aromaterapia, as pessoas imaginam fragrâncias, perfumes, um mundo sedutor feito de imaginação, magia e fantasia. Mas, a explicação é mais simples do que tudo isso: a aromaterapia é a arte de usar óleos essenciais na cura.  

            Os óleos essenciais são substâncias gordurosas voláteis. São extratos vegetais altamente concentrados que contêm hormônios, vitaminas, antibióticos e antisséticos. Podemos dizer que os óleos essenciais representam o espírito, a alma da planta – a forma mais concentrada de energia vegetal.  São muitas as plantas que produzem óleos essenciais. Eles se escondem em minúsculas gotas entre as células e desempenham um papel importante na bioquímica da planta. Também são responsáveis pela fragrância das plantas.

            Os óleos essenciais são usados tanto em cosmética e farmácia, quanto em perfumaria.  Seu campo de aplicação é bastante amplo, indo da profunda ação terapêutica à extrema sutileza dos perfumes genuínos.

            Eles também podem ter diversos efeitos: estritamente alopáticos (ou seja, agem como remédios comuns); mais sutis, como os efeitos dos florais de Bach (e outras assinaturas de florais) ou os preparados homeopáticos; e psicológicos e espirituais, seu uso mais tradicional.  Uma grande vantagem para que utiliza, é que o seu uso não representa qualquer perigo para o organismo, desde que seja orientado por um profissional competente.  Não são poucos os casos, portanto, em que a aromaterapia se apresenta como excelente alternativa a terapias mais agressivas.

            Os óleos essenciais são a quintessência dos alquimistas. Nesse sentido, condensam as forças vitais e espirituais das plantas numa forma material. Por isso agem no nível biológico, fortalecendo as defesas naturais do corpo, e como meio de comunicação direta homem-planta no plano energético e espiritual.

            A aromaterapia pode ser usada em vários níveis diferentes, uma vez que os óleos essenciais são versáteis e tem sua aplicação como remédios e como fragrâncias, curando os mais precários estados de saúde física e alcançando os recantos mais profundos da nossa alma.

            Antes de se iniciar nessa arte, devo advertir de que, dentro do mundo das essências, você estará exposto a uma das formas de vício mais deliciosa e inofensiva.  É bem provável que queira saber cada vez mais sobre essa incrível arte de cura. Se você se deixar tocar pelo poder dessas substâncias fantásticas, descobrirá um mundo novo, que na verdade é muito antigo, o mundo quase esquecido das fragrâncias da natureza.  É um mundo sem palavras, um mundo de imagens, para ser explorado desde a ponta do nariz até o centro do cérebro – um mundo de surpresas sutis e de um êxtase silencioso.  

OBS: É PERMITIDA A REPRODUÇÃO DESTE MATERIAL, DESDE QUE CITADA A FONTE. GRATA.

Nenhum comentário: