terça-feira, 26 de julho de 2011

Pimenta Negra (Black Pepper)

PIMENTA NEGRA ( Piper nigrum)



A pimenta preta (Piper nigrum), também conhecida como pimenta do reino, é obtida a partir do fruto seco, colhido ainda verde. A planta é nativa da Índia, mas hoje é cultivada em diversos países, inclusive no Brasil. Historicamente, trata-se de uma especiaria bastante antiga que chegou a ser utilizada como moeda no subcontinente indiano

O óleo essencial pode ser utilizado para ajudar a estimular o sistema digestivo e também o sistema reprodutivo, como um afrodisíaco. Os óleos de pimenta negra e de canela eram usados pelos Imperadores Chineses para aumentar a energia sexual e assim poderem satisfazer todas as suas esposas.

O óleo de pimenta negra é muito bom para minimizar dores estomacais e também como preventivo nos distúrbios causados por infecção alimentar. Como uso externo, ele precisa SEMPRE ser diluído em carreadores. Pode ser adicionado a loções e cremes, bem como nos sais de banho. Inalar o aroma estimula e conforta. Ele é um dos óleos do chacra básico.

A pimenta negra pode ser usado na culinária, ou pingar uma gota na lingua. É especial para esquentar o corpo nos meses de inverno. Também pode ajudar a aumentar o sistema imunológico.

Bom para constipações, falta de apetite, dores e problemas musculares. É conhecido por suas propriedades antiflatulentes, diuréticas, antimicrobianas e inseticidas. Ele também estimula a circulação sanguínea e a propagação de calor pelo corpo, assim como o óleo essencial de canela e gengibre.

(*) de acordo com alguns estudos, este óleo auxilia na redução da dependência do tabaco.

Não deve ser utilizado por mulheres grávidas e pessoas hipertensas!

MODO DE EMPREGO:
Utilizar com moderação.

Nenhum comentário: