terça-feira, 1 de novembro de 2011

Dica do dia: LAVANDA







Alfazema é uma palavra que vem do árabe "Alfazema = al-khuzâma", palavra esta que os portugueses aprenderam com os árabes e assim começaram a designar a planta por este nome. Daí chegou ao Brasil na colonização 
portuguesa a tendência a chamar lavanda de alfazema.


Já em outros países europeus, lavanda, que provém do latim significa "lavare", "lavar", pois foi usada em banhos em Roma antiga. Também foi outro termo que chegou ao Brasil, em especial com os italianos.

Daí chamar de lavanda ou alfazema as "Lavandulas" é correto.

Na propria wikipedia está escrito: "As *lavandas* (populamente conhecidas como *alfazemas*) são plantas do gênero /Lavandula/, da família Lamiaceae."http://pt.wikipedia.org/wiki/Alfazema.



A flor de alfazema, na cor roxa e com pequenas flores em um talo,  é também conhecida como Lavanda e são muito perfumadas, sendo utilizadas para perfumar ambientes.






Na aromaterapia, seu óleo essencial é usado para combater a insônia, e, por ser calmante, ajuda a combater as dores de cabeça.  Por causar um pouco de sonolência, pessoas com pressão baixa devem utiliza-lo com parcimônia.


É um dos pouco óleos essenciais que pode ser utilizado em bebês e grávidas, desde que em pequenas proporções.  Nos casos de queimaduras e mordidas de insetos, pode ser usado diretamente na pele, e o alívio é imediato.


Para se obter o óleo essencial da lavanda, são necessários uma média de 100kg de flores que, extraídas por destilação através de vapor, são produzidos de 500 a 900 ml de um líquido viscoso quase incolor com odor característico da Alfazema.  Essa é a razão dos verdadeiros óleos essenciais de Lavanda terem um valor muito alto no mercado.  Mas, vale a pena ter o seu vidrinho, principalmente se tiver crianças em casa ou morar em locais de difícil acesso a um posto médico.  


No uso espiritual, dizem os antigos do Norte da Europa, que a Lavanda era um das ervas consagradas a Hécate, Deusa do Amor, capaz de afastar o mal olhado.  Os místicos concordam que ela elimina as energias negativas dos ambientes e regenera partes do corpo físico e suprafísico.


Como utilizar a Lavanda:

  • Banho.
  • Inalação. 
  • Aerossol de ambiente, evaporador, incenso.
  • Massagem.
  • Cosméticos.
  • Aplicações como compressa fria ou para curar dores de cabeça e enxaqueca colocar algumas gotas de água fervida e inalar.
  • Uma toalha quente envolvida com lavanda acalma o esgotamento nervoso.
  • Um banho de lavanda também é ótimo para combater a insônia.

Nenhum comentário: